Tutoria e Monitoria

•  Tutoria SEAD...

•  Conheça a equipe SEAD...

 

Dicas de Estudo:

Ser estudante de um curso a distância implica uma adaptação a um novo contexto de aprendizagem e exige, desse modo, novas competências aos estudantes.

Organizamos, de forma simples, algumas orientações para facilitar seu estudo. Caso sinta-se motivado, procure conhecer os guias das universidades abertas (há alguns disponíveis na internet). Também há alguns livros escritos sobre como estudar que podem ser úteis.


O que é estudar?

Estudar é aprender e a aprendizagem consiste em três aspectos: estruturar idéias novas, refletir sobre novas idéias, adequá-las as suas próprias e expressar idéias recentemente formuladas.(Fonte: Guia da UNED, Espanha).

O que significa estudar e aprender

Estudar significa adquirir novas idéias por meio da compreensão das mesmas, refletindo sobre elas e agrupando-as junto às que você já possui. Se o texto que está estudando for claramente escrito, você poderá conseguir muito estudando por conta própria. Isso ocorre quando você está razoavelmente a par de um determinado assunto. Porém, ler sozinho pode não ser eficiente. Quando participamos de discussões com outras pessoas, temos acesso às idéias delas, o que nos ajuda a resolvermos nossos próprios pensamentos. Isso nos auxilia a pensar.

As discussões em grupo, ajudam você a pensar de forma ampla e livre apresentando ao grupo. Como resultado, podem apresentar novos significados que você não estava conseguindo visualizar estudando sozinho. Um grupo de estudos pode melhorar seu nível de raciocínio.

A leitura individual juntamente com discussões regulares faz com que o debate seja de qualidade, trazendo uma variedade muito mais rica de significados de um determinado assunto.

O objetivo de estudar é ser capaz de captar idéias e torná-las úteis para você. À medida que você se envolve em um debate, você começa a obter um conhecimento ativo de como organizar argumentos, não só oralmente, mas também como desenvolver seus pensamentos ao escrever.

Estudar é um grande desafio, e é difícil para todos. É bom conversar com estudantes que estão tendo que lidar com as mesmas tarefas que você.

Algumas orientações para estudo

Como estudante adulto, você tem que se responsabilizar por seus próprios estudos. Cabe a você escolher um assunto que queira estudar e quanto esforço despender para fazê-lo. Além disso, deve decidir suas próprias prioridades, estabelecer suas metas e desenvolver suas estratégias para atingi-las. Deve assumir a responsabilidade de apresentar suas próprias opiniões, com pontos fortes e fracos.Como estudante adulto você precisa desenvolver habilidades de estudo, algumas das quais podem ser desenvolvidas rapidamente, enquanto outros levam mais tempo.

Algumas capacidades são hábitos (ex.: arrumar a mesa de trabalho), para ajudar a prosseguir com o trabalho e evitar distrações. Outras capacidades para estudar são técnicas para realização de tarefas (ex.: abreviações usadas, como arquivar anotações, etc.)

Um outro conjunto de capacidades que você precisa é mais bem compreendido como estratégia. Estas incluem itens como a "maneira de distribuir suas horas de estudo", a "abordagem que você usa para preparar um ensaio", ou "o modo como aproveita o auxílio de outros estudantes para progredir em seus estudos".

Você desenvolve estratégias através da reflexão sobre experiências, previsão de acontecimentos e análise dos recursos disponíveis.

Para que consiga eficiência na reflexão, previsão e análise é preciso compreender o processo de estudo.

Não se preocupe com sua memória. Apenas faça anotações. O que interessa é o que você compreende.

Quando estiver estudando é importante destacar e sublinhar o texto para focalizar a atenção, refletir sobre os conceitos básicos e deixar um registro do sentido que se deu ao texto.

As anotações propriamente ditas não devem ser uma cópia do texto original. Devem ser uma tentativa de identificar o "esqueleto" do texto, ou seja, os pontos mais relevantes ao seu estudo. O objetivo das anotações além de fiscalizar sua atenção é proporcionar melhor entendimento.

Guarde suas anotações em pastas e desenvolva um sistema de arquivo. Isto feito tire um dia para ler suas anotações cuidadosamente

Quando fizer suas anotações, anote perguntas, comentários e resumos objetivos, para que façam sentido quando voltar a consultá-las.


Compartilhe dicas que auxiliam a lidar com as dificuldades. Faça um intercâmbio de planos e estratégias para abordar o trabalho à sua frente.

A satisfação do contato social e de participar de discussões estimulantes pode transformar-se na parte mais gratificante de estudar. Ao começar seus estudos, você precisa pensar cuidadosamente sobre os seguintes pontos:

Dicas de Organização

? Faça um plano de estudos semanal;
? Use o tempo com eficiência;
? O estudo eficiente freqüentemente exige muito tempo e em porções de bom tamanho;
? Planejar faz com que você pense estrategicamente ao invés de ficar divagando;
? Defina a forma e a extensão das tarefas que devem ser feitas;
? Faça anotações do que leu;
? Organize um local de estudo que facilite a concentração, onde não seja perturbado com freqüência;
? Tenha sempre em mãos materiais como canetas, blocos, pastas, etc;
? Organize o material já estudado de forma que quando necessitar de algo tenha facilidade de encontrar.

Bons Estudos!!